Foto do blog: Mario Lamoglia

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Entre a razão e o coração

Deficiente

"Em que há deficiência; falho, imperfeito:
Pessoa que apresenta deficiência física ou psíquica." (Dicionário Aurélio)

"É aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino." (Mário Quintana)

Louco

"Que perdeu a razão; alienado, doido, demente: Que está fora de si; contrário à razão ou ao bom senso; insensato: Dominado por paixão intensa; apaixonado, perdido: Que se porta de maneira pouco sensata, inconveniente; esquisito, excêntrico: Imprudente, imoderado, temerário: Estróina, extravagante, doidivanas: Travesso, brincalhão, folgazão. Fora do comum; incomum, enorme, extraordinário: Diz-se daquilo que revela loucura: Indivíduo louco" (Dicionário Aurélio)

"É quem não procura ser feliz com o que possui." (Mário Quintana)

Cego

" Privado da vista. Alucinado, transtornado; obcecado: Que impede a reflexão, o raciocínio; que perturba o julgamento, oblitera a razão: Total, absoluto; irrestrito:" (Dicionário Aurélio)

"É aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores." (Mário Quintana)

Surdo

"Que não ouve, ou quase não ouve; mouco. Pouco sonoro; pouco audível: Feito em silêncio ou sem ruído. Oculto, secreto, esconso: Feito, tramado, maquinado às ocultas, em surdina:" (Dicionário Aurélio)

"É aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês." (Mário Quintana)

Mudo

"Impossibilitado de falar; privado do uso de palavra por defeito orgânico.
Impedido de falar em virtude de inibição psíquica (emoção, medo, ódio, etc.).
Que se abstém voluntariamente de falar ou responder; calado, silencioso.
Que não se expressa por palavras:" (Dicionário Aurélio)

"É aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia." (Mário Quintana)

Paralítico

"Que ou aquele que sofre de paralisia. Perdeu a função motora em determinada parte do corpo. Perdeu a função sensorial." (Dicionário Aurélio)

"É quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda." (Mário Quintana)

Diabético

"Diz-se de, ou aquele que sofre de diabetes, esp. de diabetes melito. Aquele que sofre de síndrome caracterizada por uma eliminação exagerada e permanente de urina. Quem sofre distúrbio metabólico consequente a baixa produção de hormônio antiurético, e caracterizado por polidipsia, poliúria, e, muitas vezes, grande apetite e perda de força; diabetes insípida." (Dicionário Aurélio)

"É quem não consegue ser doce." (Mário Quintana)


Ah, o mundo sem os poetas... não sei não...
* Suspiro*

2 comentários:

Stella disse...

Diabético: "É quem não consegue ser doce." (Mário Quintana)

E depois perguntam porquê eu amo o Quintana... :)

Beijos

Sylvia Araujo disse...

Maravilhoso, né? É preciso devorá-lo de babador.
Beijoca