Foto do blog: Mario Lamoglia

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Um bocado de arte não faz mal a ninguém...


"Paulistano da Lapa, Vicente José Muniz nasceu em 1961, numa família de classe média - seu pai era garçom, sua mãe era telefonista. Viveu em Pirituba e estudou na Vila Pompéia, na prestigiosa Escola Estadual Zuleika de Barros Martins. Em 1983, se transferiu a Chicago e, posteriormente, à Big Apple, onde enfim se radicou, e se celebrizou por suas exageradas e polêmicas performances visuais.


Vik Muniz tem 47 anos e construiu uma carreira singular. Há 25 anos radicado em Nova Iorque, ele conseguiu atrair a atenção da comunidade artística internacional com fotografias de trabalhos realizados a partir de técnicas diversas, e emprega nas obras, com freqüência, materiais inusitados como açúcar, chocolate líquido, doce de leite, catchup, gel para cabelo, lixo e poeira – como a Mona Lisa feita de pasta de amendoim, o Che Guevara desenhado em geléia ou o retrato de Elizabeth Taylor montado a partir de centenas de pequenos diamantes. Seu processo de trabalho consiste em compor as imagens com os materiais, normalmente instáveis e perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las.


Recentemente, o artista construiu uma série de imagens feitas a partir de lixo. A originalidade de sua obra lhe garantiu reconhecimento da crítica e o estabeleceu como um dos criadores mais incensados da arte contemporânea. A exposição Vik já passou por cidades americanas como Nova Iorque (MoMA – Museu de Arte Moderna) e Miami (Miami Fine Arts Museum), além de Canadá e México.


– O caráter singular da obra de Vik Muniz convida o espectador a apreciá-la não apenas com os olhos mas experimentá-la de forma sinestésica. É a possibilidade de dar asas à imaginação de cada visitante – vibra Leonel Kaz, da Aprazível Edições e Arte, realizadora da mostra."

A exposição funciona de 23 de janeiro a 08 março de 2009. De terça a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h. Os ingressos custam R$ 8,00 (estudantes, maiores de 60 anos e crianças até 12 anos em grupos – mais de cinco por responsável – pagam meia).
O MAM fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85.
Parque do Flamengo - Rio de Janeiro/RJ
Informações: (21) 2240-4944.


Pra quem puder, vale correr pra lá:
Dia 18 de fevereiro - 16h - palestra com o artista Vik Muniz - entrada grátis - auditório da cinemateca, 180 lugares, distribuição de senha no local a partir de 15:30h

4 comentários:

Lia disse...

Sylvia...
Nossa, Vik Muniz é tudo!
Graças a Deus já estarei por aí no comecinho de março para poder curtir isso.
Acho até que até antecipo por causa dessa palestra- não sabia...Ainda bem que vim aqui e que você passou lá no meu Orkut.
Isso é o que eu chamo de sincronicidade. Eu adoroooo o trabalho dele!

Beij grande.

Sylvia Araujo disse...

Domingo vou passar a tarde pertinho dele (tá, tá, das fotos só... rsrsrs) e depois te conto. Se vc for na palestra, é a sua vez de me contar. Vai ser uma contação tão grande, que só com muito café!(ou vinho, cerveja, martini, caipirinha, pode escolher!)
Tô começando a achar que a gente vai se dar bem. ;o)
Beijoca

inutensilio disse...

que bom que gostou ...
adorei seu espaço camisolento

por cá por lá por tudoo
há de ser tudo da lei (rsrs)
in-uteis , destraidos , destrambelhados...

paz...

Ana Rivero disse...

Eu vou lá, nesse sábado.
Bijú-bijú!